0

4 coisas ESSENCIAIS para INVESTIR no SEU CANAL

Compartilhar

É sempre bom investir na melhora da qualidade do nosso trabalho, seja para produzir com mais eficiência ou para trazer conteúdo de melhor relevância. E não é diferente quando você faz lives. Você precisa produzir conteúdo que engaje, que inspire e motive a sua audiência, mas também precisa prestar atenção nos detalhes técnicos do seu canal. No artigo de hoje eu trago 4 coisas essenciais pra você investir no seu canal, seja na Twitch, Instagram, TikTok ou qualquer outro lugar.

Nós iremos focar num tripé essencial quando pensamos na qualidade técnica da criação de conteúdo. Você precisa ter um bom som e qualidade de áudio, além de uma boa imagem e uma boa iluminação. Claro que comprar equipamentos de ponta é o desejo de todo mundo, mas eles não significam que você irá ganhar mais seguidores ou crescer o seu canal, caso você não produza conteúdo de qualidade que possa ser descoberto nas plataformas que você utiliza (seja Twitch, YouTube, ou qualquer outra, a ideia é a mesma).

Iremos analisar detalhes técnicos e de equipamento. Irei listar algumas peças com preço mais acessível, mas que ainda assim conseguem trazer boa qualidade pro seu canal.

1. Melhorando a qualidade da imagem

Uma das primeiras coisas que sua audiência irá notar ao ter contato com o conteúdo que você produz é a sua imagem e o som. Porém engana-se quem pensa que é necessário uma câmera de milhares de reais ou um telefone de última geração para ter uma qualidade de imagem satisfatória. É óbvio que esses equipamentos ajudam, porém você já consegue extrair uma qualidade de imagem melhor somente ao focar alguns pontos, sendo um deles a iluminação. Eu diria que a iluminação corresponde a uns 60~70% da qualidade da sua imagem.

Beleza, mas como melhorar minha iluminação? É preciso um soft box caríssimo ou uma Key light? E a resposta é não necessariamente!

Quer ver?

Comparação iluminação

No lado esquerdo da foto, não há iluminação além da lâmpada de teto do quarto, já na direita, com a mesma câmera, somente ao posicionar uma lâmpada a 45° de onde estou, já temos um resultado melhor.

Não viu diferença ainda? Olha essa então:

Comparação na iluminação

De novo, estou na mesma posição, com a mesma câmera, porém com iluminação diferente. No primeiro caso, estou com a luz de teto somente, já na direita, com uma luz de fundo e uma lâmpada a 45° da minha posição.

Tá, mas por que a 45°?

Este é um método amplamente utilizado, onde o “objeto”, isto é, o que está sendo filmado, fica em uma posição central, e a iluminação é posicionada em relação a este objeto. A key light, ou iluminação principal, fica a 45°, criando um efeito mais cinematográfico, a fill light, ou luz de preenchimento, fica no lado oposto, também a 45°, criando um contorno e definição à imagem. Já a back light, ou luz de fundo, separa o objeto do plano de fundo, criando um contraste bem interessante.

Percebeu que a posição da iluminação é bem importante? Existem algumas nuances a mais a serem mencionadas sobre iluminação, mas pro artigo não ficar muito grande, vamos deixar pra aprofundar esse assunto num outro momento 😛

2. Melhorando a qualidade de áudio

Dentre as 4 coisas essenciais pra você investir no seu canal, certamente o áudio merece um destaque. E aqui talvez seja necessário algum tipo de investimento pra poder melhorar a qualidade do som, e não somente no equipamento em si. Pois o ambiente que você está, caso seja ruidoso, precisa ser tratado.

Ao adicionar algumas coisas, como cortina ou tapete, você já consegue reduzir o eco da sua sala. Claro que se você mora num local onde há muito ruído externo, como com carros de som passando na rua, cachorro latindo, obras e tal, fica mais complicado de resolver a situação. Mesmo que você produza vídeos pré-gravados, para o YouTube por exemplo, a pós-edição não faz milagre e remove 100% do ruído.

Agora, se você quiser um microfone de qualidade, existem algumas opções que podem ser consideradas.

  • Microfone de lapela: são os mesmos mics usados por jornalistas, por exemplo. Eles normalmente ficam presos na gola da camiseta, o que traz um design menos chamativo. Costumam ter um preço mais reduzido e uma qualidade satisfatória.
  • Microfone dinâmico: são os mesmos usados por cantores, por exemplo. São ótimos pra capturar o som e isolar ruídos próximos, já que costumam ser microfones direcionais, isto é, tem o foco de captação de áudio em uma direção, “ignorando” (ou captando com menos intensidade) frequências vindas de outros lados.
  • Microfone condensador: são os mesmos usados em estúdios, por exemplo. Costumam ser muito mais sensíveis, por isso, captam ruídos de todos os lados, mas também tem uma definição e qualidade superiores aos dinâmicos, dependendo do seu uso.

Tá, mas e os microfones de headset? Eles costumam ser direcionais, focando na captação da sua voz, e isolando sons vindo de outros lados. Claro que você tem que checar se a qualidade da captura não tem a impressão de ser “abafada” ou parecendo qualidade de ligação de telefone antigo. Via de regra, os condensadores praticamente sempre serão melhores que mics de headset, salvo no caso de condensadores de qualidade ruim.

3. Monitor

A terceira das 4 coisas essenciais pra você investir no seu canal (e aqui eu falo um pouco enviesado…), mas caso você faça lives, eu julgo ser muiiiiito melhor ter um monitor ultrawide, pois com ele você terá a possibilidade de encaixar muito mais coisas na sua tela comparado a um monitor “normal”.

wide vs ultrawide

Se você colocar o monitor ultrawide em pé, conseguirá encaixar chat, OBS, retorno de áudio, retorno de live (streamlabels, StreamElements etc) e muito mais coisa, e com certeza fica infinitamente melhor do que num monitor widescreen. Eu particularmente utilizo 2 monitores ultrawide, um na horizontal, e um na vertical. E acredite, é um caminho sem volta!

4. Investir em VOCÊ

Das 4 coisas essenciais pra você investir no seu canal, essa com certeza é a que eu mais focaria. Isso pode parecer meio óbvio, mas muita gente esquece, que é investir em VOCÊ! E aqui entra educação, seja ao adquirir cursos pra aprender novas habilidades, um idioma novo, aprender a mexer com programas como Photoshop, edição de vídeo, ou ainda desenvolver sua oratória, seja investir no seu trabalho pra tornar ele mais prazeroso, com equipamento melhor, um local de trabalho melhor, com um ambiente organizado, limpo, bem iluminado e ventilado.

E isso vale não somente pra criação de conteúdo, você deve sempre focar em si, pois assim pode potencializar sem trabalho, melhorar sua qualidade de vida e alcançar seus sonhos e objetivos.

Muitas pessoas dão a vida trabalhando incontáveis horas, e simplesmente esquecem de viver, outros acabam com o seu psicológico tentando ir atrás do sucesso. É necessário um equilíbrio entra trabalho/vida, onde você possa tirar o melhor dos dois mundos.

Gostou? Caso você queira saber mais sobre o assunto, confira este vídeo que preparei para você.